Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
1º Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça


A primeira edição do Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça, edição em tributo ao colecionador de fanzines Luís Meireles, irá decorrer entre os dias 5 e 8 de outubro. 

Promovido pela Câmara Municipal de Alpiarça e pela sua Biblioteca Municipal, o evento tem como entidade parceira a Associação Tentáculo.

As atividades terão lugar na Casa dos Patudos, na Biblioteca Municipal Dr. Hermínio Duarte Paciência e no Mercado Municipal: exposições, apresentações, uma feira do livro, um concerto ilustrado, urban sketching, um concurso de BD, a publicação de um fanzine e a realização de três oficinas gratuitas.

O polo principal do festival será no Mercado Municipal, no qual serão apresentados vários projetos artísticos coletivos nas áreas da banda desenhada e do fanzinismo nacional, assim como exposição de trabalhos, lançamentos de livros e fanzines, mercado do livro onde poderão ser adquiridos álbuns de banda desenhada, fanzines e outros livros alternativos e, no final do dia 7 de outubro, um concerto ilustrado aberto a todos aqueles que queiram ilustrar música ao vivo.
 
Na Biblioteca Municipal de Alpiarça Dr. Hermínio Duarte Paciência, serão organizadas duas exposições e três oficinas relacionadas com banda desenhada e RPG (role-playing games).

Na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça estará patente uma exposição com destaque para a coleção de fanzines de Luís Meireles. 
 
A organização do festival criou ainda um concurso de curtas de banda desenhada, direcionado a todos os jovens residentes em Portugal, que resultará numa exposição e na publicação do fanzine de BD de Alpiarça intitulado “Alzine”, esperando a organização incentivar os jovens a participarem e a apostarem no desenvolvimento das suas competências técnicas e artísticas na produção de uma narrativa gráfica.

Afirmando-se cada vez mais como estilo literário e artístico capaz de mobilizar crianças, jovens e adultos para o mundo da leitura, há coleções de Banda Desenhada que justificam a sua disponibilização ao público em espaço próprio, as denomindas «Bedetecas».

Em Portugal, contam-se já alguns destes espaços, coexistindo com os acervos de cerca de uma dezena de bibliotecas municipais. A título de exemplo refira-se a Bedeteca da Amadora, a Biblioteca Municipal dos Olivais, a Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, a Biblioteca Municipal de Viseu, a Biblioteca Municipal de Cascais ou até mesmo a Bedeteca de Beja, se bem que esta última não integre o espólio da biblioteca municipal.
Alpiarca_WEB600.jpg

 
08-08-2023 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 30-06-2025